Curso de Piloto Virtual por Felipe Faria – Descrição, Conteúdo e Avaliações

Curso de Piloto Virtual criado por Felipe Faria é bom?

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Média: 4.8 / 5 (34 avaliações)

Imagem do curso Curso de Piloto Virtual

Curso de Piloto Virtual - Review do Curso 🎓

Por Felipe Faria

Tópico: Manutencao | Idioma: PT_BR

Certificado: Não

Preço: 167.90

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📘 Descrição Geral do Curso

Criado e mantido por Felipe Faria, do canal "Aviação Virtual Para Iniciantes" no YouTube. Aprenda a voar com simuladores de voo como o Flight Simulator e o X-Plane. Estude o que de mais importante você precisa para voar on-line com gente do mundo todo, como se fosse um piloto de verdade. O curso é 100% on-line, composto por mais de 350 vídeo-aulas. Elas são agrupadas em 25 módulos para uma melhor organização. A linguagem empregada é extremamente acessível, com muitos exemplos práticos do nosso dia a dia. Portanto, você aprende cada tema no momento mais apropriado e com didática de altíssimo nível.

📚 O Que Você Vai Aprender

    Boas-vindas!
  • Agradecimento
  • Funcionamento do curso
  • Suporte por e-mail ou WhatsApp
  • Treinamentos no Discord
    Simuladores de voo
  • Introdução ao FSX Steam Edition (FSX)
  • Introdução ao Prepar3D 4 (P3D)
  • Introdução ao X-Plane 11 (XPL)
  • Como adquirir o FSX Steam Edition e o X-Plane 11 na Steam
  • Como adquirir o Prepar3D 4
  • Como instalar o FSX Steam Edition e o X-Plane 11
  • Como instalar o Prepar3D 4
  • A importância do SimConnect no FSX e no P3D
  • A interface do FSX Steam Edition (1 de 2)
  • A interface do FSX Steam Edition (2 de 2)
  • A interface do X-Plane 11 (1 de 3)
  • A interface do X-Plane 11 (2 de 3)
  • A interface do X-Plane 11 (3 de 3)
  • A interface do Prepar3D 4 (1 de 2)
  • A interface do Prepar3D 4 (2 de 2)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (1 de 6)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (2 de 6)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (3 de 6)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (4 de 6)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (5 de 6)
  • Como configurar o FSX Steam Edition (6 de 6)
  • Como configurar o Prepar3D 4
  • Como configurar o X-Plane (1 de 3)
  • Como configurar o X-Plane (2 de 3)
  • Como configurar o X-Plane (3 de 3)
  • Bônus — Como criar uma conta na Steam
  • Bônus — Relação entre performance e qualidade dos gráficos
  • Observação importante sobre os novos simuladores de voo
    O computador ideal
  • Perguntas que você deve se fazer
  • Processador
  • Placa de vídeo
  • Memória RAM
  • Armazenamento
  • Placa-mãe
  • Fonte de alimentação
  • Monitor
  • Outros componentes
  • Bônus — Sugestões de configurações de computadores para aviação virtual em função do orçamento disponível
    Controles
  • Como escolher um joystick
  • Como calibrar o joystick no FSX
  • Como calibrar o joytick no P3D
  • Como calibrar o joystick no XPL
  • Como personalizar comandos de joystick e teclado no FSX e no P3D
  • Como personalizar comandos de joystick e teclado no XPL
  • Bônus — Como personalizar as câmeras do cockpit no X-Plane 11
  • Bônus — Lista dos principais comandos de teclado para FSX, P3D e XPL
    Add-ons essenciais
  • O que são add-ons?
  • FS Global Ultimate Next Generation FTX
  • FTX Global Base Pack, Vector e openLC
  • Rex Skyforce 3D
  • Active Sky
  • ChasePlane
  • GSX
  • FS Real Time
  • Cessna 172 (A2A Simulations e AirFoilLabs)
  • Bibliotecas para X-Plane
  • SkyMaxx Pro
  • FSEnhancer
  • FlyWithLua
  • Ground Handling Deluxe
  • Baixa Renda
  • Bônus — Como adicionar cenários freeware no FSX e no P3D
  • Bônus — Como adicionar e organizar cenários no XPL
  • Bônus — Suporte Simulanderson
    AIRAC
  • O que é AIRAC e como funciona?
  • O site do Hervé Sors
  • Atualização dos Navaids no FSX e no P3D
  • Atualização dos fixos no FSX e no P3D
  • Por que e como comprar uma assinatura da Navigraph?
  • Como utilizar o Navigraph FMS Data Manager
    METAR e TAF
  • METAR: conceito e estrutura
  • Identificação
  • Vento na superfície
  • Visibilidade horizontal
  • Alcance visual da pista
  • Tempo presente
  • Nebulosidade
  • CAVOK
  • Temperaturas do ar e do ponto de orvalho
  • Pressão atmosférica
  • Informações suplementares
  • Prática de interpretação de METAR
  • TAF: conceito e estrutura
  • From (FM)
  • Becoming (BECMG)
  • Temporarily (TEMPO)
  • Probability (PROB)
  • Prática de interpretação de TAF
  • Leitura de carta de vento
  • Leitura de carta SIGWX
  • Bônus — Códigos de tempo presente
    Conhecimentos técnicos de aeronaves
  • Conceitos de aeronaves
  • Fuselagem
  • Empenagem
  • Grupo motopropulsor
  • Trem de pouso
  • Asa
  • Bônus — Luzes que as aeronaves devem exibir
    Teorias de voo
  • Forças atuantes no avião
  • Superfícies de comando: eixos e movimentos
  • Tendências de estabilidade e instabilidade
  • Centro de gravidade
  • Estol
  • Unidades de medida e noção espacial
    Apresentação do Cessna 172
  • Apresentação geral do Cessna 172
  • Instrumentos de motor
  • Instrumentos de motor
  • Instrumentos de navegação
  • Aviônicos
  • Painel inferior
    Operações de voo com o Cessna 172
  • Acionamento
  • Taxiamento e pré-decolagem
  • Decolagem normal
  • Decolagem curta
  • Uso do motor
  • Tipos de curvas e curvas coordenadas
  • Aproximação e pouso
  • Aproximação perdida ou arremetida
  • Piloto automático
  • Empobrecimento da mistura
  • Considerações iniciais sobre os vídeos sobre GPS
  • Apresentação do GPS
  • Como ajustar as frequências de comunicação e navegação no GPS
  • Como criar um plano de voo no GPS
  • Como salvar, apagar e carregar um plano de voo no GPS
  • Como inserir procedimentos de saída, de chegada e de aproximação no GPS
  • Mensagens e alertas no GPS
  • Como corrigir descontinuidades na rota ou adiantar a rota no GPS
  • Ativando o procedimento de aproximação no GPS durante o voo
  • Como usar o CDI e o OBS no GPS
  • Como utilizar o VNAV no GPS
  • Informações complementares no GPS: WPT e NRST
  • VNAV na prática com o GPS
  • Bônus — Emergência: voo planado na perda de motor
  • Bônus — Como inserir fixos personalizados no GPS do X-Plane 11
  • Bônus - Checklist do Cessna 172 para download
    Aeroportos
  • Posições críticas
  • Designadores de cabeceiras
  • Sinalização horizontal de cabeceira
  • Zona de toque (Touchdown zone)
  • Centerline
  • Cabeceira deslocada
  • Distâncias declaradas: TORA, TODA, ASDA e LDA
  • Taxiways
  • Biruta
  • PAPI e VASIS
  • Luzes nas pistas e taxiways
  • ATIS
  • Notam
  • Direito de passagem
  • Como definir a pista em uso (inclui declinação magnética)
  • Leitura de cartas: ADC, PDC e (A)GMC
    Regras gerais de voo
  • Aplicação das regras
  • Responsabilidade do piloto
  • Planejamento de voo
  • Autoridade do piloto
  • Níveis de cruzeiro
  • Voos em formação
  • Proximidade entre aeronaves
  • Uso do transponder
  • Simulação de emergência
  • Direito de passagem
  • Comunicação bilateral com órgãos de controle de tráfego aéreo
  • Apresentação de plano de voo
    Classificação dos espaços aéreos
  • Considerações iniciais
  • Classe A
  • Classe B
  • Classe C
  • Classe D
  • Classe E
  • Classe F
  • Classe G
    Regras de voo visual (VFR)
  • Regras de voo vs. Condições meteorológicas
  • Condições meteorológicas visuais (VMC)
  • Teto
  • Regras de voo visual (VFR)
  • VFR Especial
  • Responsabilidades do piloto
  • Níveis de cruzeiro
    Circuito de tráfego
  • Conceito, regras e limitações
  • Colocando a teoria em prática (partes 1 a 3)
  • Colocando a teoria em prática (partes 4 a 6)
  • Saída em frente
  • Saída a 45 graus
  • Saída a 45 graus pelo ponto médio da perna do vento
  • Saída a 45 graus pelo ponto médio da perna contra o vento
  • Entrada a 45 graus pelo ponto médio da perna contra o vento
  • Entrada a 45 graus pelo ponto médio da perna do vento
  • Entrada direta na final
  • Leitura de carta VAC
    Navegação visual
  • Cartas WAC: onde baixá-las
  • Cartas WAC: hipsometria
  • Cartas WAC: cidades
  • Cartas WAC: outras construções
  • Cartas WAC: aeródromos
  • Cartas WAC: espaços aéreos condicionados
  • Cartas WAC: meridianos, paralelos e linhas isogônicas
  • Planejamento: definição da rota
  • Planejamento: rumos
  • Planejamento: distâncias
  • Planejamento: altitudes ou níveis
  • Planejamento: tempo de voo (sem vento)
  • Planejamento: correção do vento (partes 1 e 2)
  • Planejamento: pontos estimados
  • Planejamento: combustível mínimo requerido
  • Planejamento: ponto ideal de descida
  • Voo VFR entre Florianópolis e Blumenau com o Cessna 172
  • Leitura de cartas REA
    Fundamentos do voo por instrumentos (IFR)
  • ILS: introdução
  • ILS: localizador
  • ILS: glideslope
  • ILS: marcadores
  • ILS: ALS
  • ILS: categorias
  • Leitura de carta de aproximação por instrumentos (IAC) de procedimento por ILS
  • ILS na prática
  • VOR: introdução
  • VOR: como identificar a recepção do sinal
  • VOR: aproximando-se (TO) ou afastando-se (FROM) da estação
  • VOR: TO e FROM na prática
  • VOR: lógica de interceptação de radiais afastando-se da estação
  • VOR: prática de interceptação de radiais afastando-se da estação
  • VOR: lógica de interceptação de radiais aproximando-se da estação
  • VOR: prática de interceptação de radiais aproximando-se da estação
  • VOR: leitura de carta de aproximação por instrumentos (IAC)
  • VOR: executando uma carta IAC na prática
  • VOR: leitura de carta de saída padrão por instrumentos (SID)
  • VOR: executando uma carta SID na prática
  • VOR: arco DME desmistificado
  • VOR: arco DME na prática em uma aproximação por instrumentos (IAC)
  • VOR: arco DME na prática em uma saída por instrumentos (SID)
  • NDB: introdução
  • NDB: conhecendo o receptor e o indicador ADF
  • NDB: exercícios práticos de leitura de QDR e QDM no indicador ADF
  • NDB: lógica de interceptação de QDR
  • NDB: prática de interceptação de QDR
  • NDB: lógica de interceptação de QDM
  • NDB: prática de interceptação de QDM
  • NDB: leitura de carta SID
  • NDB: prática de saída padrão por instrumentos (SID)
  • NDB: leitura de carta IAC
  • NDB: prática de aproximação por instrumentos (IAC)
  • NDB: como estimar a distância da aeronave até a estação
  • RNAV: síntese geral (Partes 1 a 3)
  • RNAV: síntese geral (Partes 4 e 6)
  • RNAV: síntese geral (Partes 7 a 9)
  • Bônus — Treinamento prático de IFR no Discord
    Estruturação do espaço aéreo
  • Considerações iniciais
  • Divisão do espaço aéreo (inferior e superior)
  • Espaços aéreos controlados (ATZ, CTR, TMA, CTA e UTA)
  • Leitura de carta ARC
  • Aerovias
  • Leitura de carta ERC ou ENRC
  • RVSM
    Controle de tráfego aéreo: órgãos, jurisdições e atribuições
  • Rádio (AFIS)
  • Tráfego (DEL)
  • Solo (GND)
  • Torre (TWR)
  • Controle (APP)
  • Centro (ACC)
    Serviços e regulamentos de tráfego aéreo
  • Categorias das aeronaves por esteira de turbulência
  • Aplicação de mínimos de separação da esteira de turbulência
  • Aplicação de mínimos de separação entre aeronaves
  • Categorias das aeronaves de acordo com a velocidade de cruzamento da cabeceira nas aproximações IFR
  • Esperas: teoria
  • Análise prática da espera na aproximação VOR RWY 08 SBPF
  • Prática de espera com entrada direta
  • Prática de espera com entrada paralela
  • Prática de espera com entrada deslocada
  • Bônus sobre esperas — Análise e execução do ILS Y RWY 13 de Fortaleza
  • Observação
    Preenchimento de plano de voo
  • Considerações iniciais
  • Indicativo de chamada (callsign)
  • Regras e tipos de voo
  • Número, tipo de aeronave, categoria de esteira de turbulência e equipamentos
  • Aeródromo e horário de partida, velocidade e altitude ou nível de cruzeiro
  • Rota
  • Destino, EET e aeródromos de alternativa
  • Outras informações
  • Autonomia e pessoas a bordo
  • Exercício de preenchimento de planos de voo
    Comunicação: fraseologia aeronáutica e coordenação na Unicom
  • Observação
    Como se conectar à IVAO
  • Cadastro
  • Softwares pré-requisitados
  • Como baixar o IvAp, o X-IvAp e o Altitude
  • Instalação do IvAp, da MTL e do TeamSpeak2 no FSX
  • Instalação do IvAp, da MTL e do TeamSpeak2 no P3Dv4
  • Configuração do IvAp e do TeamSpeak2 (FSX/P3Dv4)
  • Primeira conexão, interface e TCAS do IvAp
  • Instalação do X-IvAp, da X-CSL e do TeamSpeak2 no X-Plane 11
  • Configuração do X-IvAp e do TeamSpeak2, primeira conexão, interface e TCAS do X-IvAp
  • Instalação do Altitude e demais componentes (FSX, P3Dv4 e XP11)
  • Primeira conexão, interface e TCAS do Altitude (FSX, P3Dv4 e XP11)
  • WebEYE
  • IVAO-BR
    Como se conectar à Vatsim
  • Regras e cadastro
  • Softwares pré-requisitados
  • vPilot: download, instalação e configuração (FSX/P3Dv4)
  • FLAi: download, instalação e configuração (FSX/P3Dv4)
  • xPilot: download, instalação e configuração (XP11)
  • Blubell e X-CSL: download, instalação e configuração (XP11)
  • Prefiled Flight Plan
  • Interface do vPilot e do xPilot e primeira conexão
  • SimAware
  • VATBRZ

🗣️ Depoimentos de Alunos Reais

O curso é ótimo o problema é acompanhar a evolução dos programas de simulação.

newton

Curso bem didático exemplificado de fácil compreensão

Elielson

Aulas de simulção aérea muito bem ministrada pelo Cmte Felipe, ótima didática, conhecimento profundo sobre assunto e sem dúvidas nenhuma, compraria outros cursos ministrado pelo autor e da mesma forma recomendaria para meus amigos e tbm a comunidade da aviação. Abraços - Paduim - Curitiba - Pr. 07/03/2022

JOÃO

Curso veio exatamente para aumentar o conhecimento. Uso Fligth Simulator desde 2009 (na época o FS2004) e não tinha algumas informações que foram ministradas no curso. Como diz o ditado "conhecimento nunca é demais" para quem ja tem algum conhecimento vale a pena adquirir o curso para agregar mais.

Wanderson

Todo as informações do material disponibilizado é de excelente didática, com exemplos elucidativos e muitos detalhes importantes.

Emílio

Difícil um adjetivo para tanta competência, organização e simpatia..... Gratidão e Parabéns....

Paulo

👨‍🏫 Sobre o Criador do Curso

Foto do Criador Felipe Faria
Felipe Faria

Felipe Faria tem 44 anos. E é natural de Florianópolis e morador de Joinville desde 2008. É apaixonado por surfe, barcos a vela, música e aviação. É o criador do canal Aviação Virtual Para Iniciantes no YouTube. É também o criador também do Curso de Piloto Virtual, um produto digital, com mais de mil alunos matriculados, que oferece tudo o que de mais importante você precisa saber para voar pelo seu computador como um piloto de verdade. Acesse www.cursodepilotovirtual.com.br e matricule-se agora mesmo!

📊 Informações Técnicas e Detalhes

Total de Alunos: 👥 1,100

Garantia:🛡️ 7 Dias

Emite Certificado: 🏅 Não

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